Missão

Home Missão
Missão
O Colégio Moinho de Sonho privilegia a qualidade, a segurança e o carinho, na formação cultural e moral, das crianças dos 3 meses aos 6 anos.

Possuindo uma equipa de técnicos de educação com elevado nível, experiência e motivação, o Colégio Moinho de Sonho preconiza o desenvolvimento integral da criança, estabelecendo estreita relação com a família que diariamente visita livremente as salas e os recreios do colégio.

Começando cada dia com uma história que encanta e ensina, passando pela observação e imaginação das realidades até aí desconhecidas, concluindo com a participação na construção das pequenas e grandes tarefas, as nossas crianças vão fazendo a sua aprendizagem de forma segura e feliz.

A moral cívica e o respeito mútuo, estão sempre presentes na teoria e na prática do corpo técnico e das crianças do Moinho de Sonho.

Preconizamos uma pedagogia que promove o desenvolvimento global da criança a partir do conhecimento das suas características individuais, considerando as suas dificuldades, interesses e potencialidades específicas.

Pretendemos assim ajudar a formar e educar cidadãos do amanhã que sejam capazes, conscientes e felizes, tenham sucesso escolar e na vida e se pautem pelos princípios estruturantes da vida em sociedade: responsabilidade, autonomia, tolerância, solidariedade, cooperação, respeito pela vida e pela natureza.

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS

  • Cultivar uma pedagogia diferenciada, visando a promoção do verdadeiro sucesso educativo para cada criança;
  • Implicar a criança na construção do saber, de modo a torná-la sujeito do processo educativo, privilegiando a aprendizagem pela descoberta, em que os saberes do aluno são tomados como ponto de partida para a realização de novas aprendizagens;
  • Considerar as vivências concretas das crianças no sentido de favorecer aprendizagens integradas e significativas;
  • Tornar a criança competente na utilização dos seus saberes, ou seja, torná-la capaz de convocar de forma articulada os conhecimentos adquiridos de forma a responder positivamente a novos desafios;
  • Desenvolver a autonomia e o sentido de responsabilidade das crianças, incentivando a participar na elaboração das normas que regulam o seu quotidiano;
  • Envolver as famílias e a comunidade na ação educativa desenvolvida na escola, de modo a que a cultura escolar e a cultura do quotidiano se articulem de uma forma complementar e harmoniosa;

METAS EDUCACIONAIS

  • Desenvolver competências, passando pela ação e pela experiência das crianças;
  • Proporcionar à criança condições para um bem-estar físico, emocional e afetivo, apostando no desenvolvimento de uma autoestima que propicie um crescimento estável e equilibrado;
  • Desenvolver a sua capacidade de identificar e evitar situações de perigo;
  • Desenvolver a sua formação moral e o seu sentido de responsabilidade;
  • Desenvolver uma verdadeira autonomia, entendida como um processo gradual sustentado na promoção do saber e da responsabilidade. O processo de construção da autonomia deverá tornar a criança capaz de opinar e tomar decisões, habituá-la a organizar a sua vida pessoal e despertar a sua curiosidade e o seu espírito crítico;
  • Fazê-la tomar consciência dos seus direitos e deveres;
  • Promover a sua socialização de modo a que desenvolva um verdadeiro espírito de entreajuda e solidariedade;
  • Promover os valores da tolerância e da cooperação como elementos estruturantes no domínio da vida em sociedade;
  • Fomentar atitudes de respeito pela vida e pela natureza, assim como, sensibilizar as crianças para aspetos estéticos do ambiente.

SAÚDE: DESPORTO E ALIMENTAÇÃO

Em termos de saúde, preconizamos junto das crianças os valores e a importância de uma alimentação saudável e da prática regular de exercício físico.

Para tal, propomos um vasto leque de atividades físicas, como a ginástica desde a sala de 1 ano, expressão corporal a partir dos 2 anos, e ballet, judo e natação a partir dos 3 anos de idade.

No que respeita à alimentação, é dada a opção aos pais de trazer alimentação de casa, ou adotar a do Colégio.

No entanto, recomendamos que até à criança completar um ano de idade tragam alimentação confecionada em casa, pois até essa idade cada criança tem um plano alimentar que obedece aos requisitos de cada fase de crescimento e às recomendações do seu pediatra, sendo bastante recomendável que a criança coma alimentação confecionada sempre da mesma forma.

A alimentação do Colégio, de elevada qualidade e diversidade, é confecionada no Colégio mas por empresa especializada em alimentação infantil.

As ementas, elaboradas pela empresa em conjunto com nutricionistas, são revistas pelo Colégio, de acordo com as nossas regras de alimentação, e são rotativas (quer a nível de almoços, quer lanches).

O Colégio não serve fritos, carne de porco, enlatados (à exceção do atum cerca de 1 vez por mês pelas suas conhecidas propriedade nutricionais), ovos e doces. Na creche são também excluídas as frutas com potencial alergénico.

  • A meio da manhã é servido um reforço matinal à criança (fruta);
  • Os almoços são compostos de sopa (sempre de legumes) e prato que inclui sempre legumes e/ou salada e a sobremesa é sempre fruta (bastante variada) ou gelatina;
  • Os lanches incluem sempre 3 elementos: leite ou iogurtes, pão ou cereais e fruta;
  • Havendo necessidade é servido à criança um reforço de lanche (quando esta saia mais tarde do Colégio) previamente combinado com os pais tendo em conta a hora do jantar.

O Colégio não serve nenhuma carne processada, fritos, carne de porco, enlatados (à exceção do atum cerca de 1 vez por mês pelas suas conhecidas propriedade nutricionais), ovos e doces. Na creche são também excluídas as frutas com potencial alergénico. O Colégio serve refeição vegetariana uma vez por semana.