- Fale Connosco:
- 214 988 340
- info@moinhodesonho.pt
Dia | Atividades Diárias | Recados para: |
---|---|---|
28 Junho 2019 | Olá a todos! Este será o último registo do ano letivo que chega hoje ao fim! Nas próximas duas semanas espera-nos dias de praia com muita diversão! Esta manhã já começámos a organizar todo o vestuário e brinquedos da praia trazidos pelos pais. Na reunião com o grupo abordámos a identificação das formas geométricas e concretizaram uma nova atividade no manual com o mesmo tema, onde associaram a forma de vários objetos às formas geométricas. Logo não haverá aula de Educação motora uma vez que os Quebra-Nozes e os Colibris vão ter a sua aula de demonstração aos pais. Durante a tarde os Rouxinóis vão brincar no recreio e vamos fazer jogos de roda. Até para o ano! Boas férias! Tânia | |
27 Junho 2019 | Boa tarde! Esta manhã começámos a bordar a ida à praia! É sempre bom relembrar algumas recomendações importantes! Depois, deitados no tapete, concretizaram mais uma atividade no manual com associação de imagens! Foi um momento divertido e uma forma diferente de manipular o manual. Na restante manhã concretizaram brincadeira livre e depois foram "dar uma corrida" no recreio. À tarde haverá aula de Ballet (houve a necessidade de trocar o horário para esta tarde), e a demonstração aos pais da aula de Educação Motora. Até logo! Tânia ○------>>> ENGLISH CLASS <<<-----○ 27.06.2019 Game: “Animal race” (jogo: a corrida dos animais) – versão em Inglês (linguagem em contexto). | |
26 Junho 2019 | Boa tarde Pais! Esta manhã os Rouxinóis ouviram uma história nova, do manual do Pico-pico. A seguir concretizaram atividades de interpretação da história. A par desta atividade fizeram brincadeira livre nas áreas da sala. Antes do almoço, a pedido de muitos, assistiram mais uma vez ao episódio da Rua Sésamo. À tarde, parte do grupo irá assistir à apresentação do projeto de Daniel Completo. O restante grupo irá fazer modelagem com plasticina na sala. Até amanhã! Tânia | |
25 Junho 2019 | Olá! Neste dia os Rouxinóis concretizaram mais algumas fichas no manual do Pico-pico. Sinalizaram as crias dos animais correspondentes, concretizaram grafismos, identificaram animais selvagens e os domésticos e por fim fizeram a associação de imagens. Foram exercícios muito simples que a maioria executou sem dificuldade. Na sala concretizaram também a brincadeira livre e no fim da manhã matámos saudades da Rua Sésamo! À tarde, brincaram no recreio, e quando regressaram à sala houve a leitura de histórias. Tânia ○------>>> ENGLISH CLASS <<<-----○ 25.06.2019 Game: “Animal race” (jogo: a corrida dos animais) – versão introdutória para familiarização com o jogo. | |
24 Junho 2019 | Olá Pais! Esta manhã houve partilha das novidades do fim-de-semana. Conversámos também acerca do que mais gostaram na Festa de Final de Ano. A seguir apresentei uma história presente no manual do Pico-pico. Depois fizeram exercícios de interpretação da história e pintaram uma ilustração seguindo a orientação do manual. Durante esta atividade houve também brincadeira livre. À tarde vão aprender um novo jogo de roda a "Cabra Cega". A seguir vão participar na aula de Música. A última deste ano letivo. Até logo! Tânia | |
18 Junho 2019 | ○------>>> ENGLISH CLASS <<<-----○ 18.06.2019 Story1: “Kipper’s monster” (O monstro do Kipper); Story2: (história participada) “It’s ok to be different” (Não faz mal ser diferente) – revisão de vocabulário do corpo humano e adjectivos. | |
14 Junho 2019 | Olá a todos! Nestes últimos dias temos concretizado os preparativos para a apresentação da Festa de Final de Ano. Visto que ontem muitas crianças se ausentaram devido ao feriado de Lisboa, aproveitámos para adiantar a construção dos nossos manjericos, e por tal não houve ensaios. Hoje concluímos mais alguns manjericos e logo vamos afixar à porta as criações dos Rouxinóis. À tarde haverá brincadeira no recreio e aula de Educação Motora. Até logo! Tânia | |
13 Junho 2019 | ○------>>> ENGLISH CLASS <<<-----○ 13.06.2019 - Board game: “Quack quack” (jogo de tabuleiro divertido com produção guiada). | |
11 Junho 2019 | ○------>>> ENGLISH CLASS <<<-----○ 11.06.2019 - Story: “Bert and Ernie go on a journey” (O Egas e o Begas fazem uma viagem); - Game: “Transports bowling” (jogo divertido com o vocabulário de transportes). | |
7 Junho 2019 | Boa tarde Pais! Esta manhã as crianças conheceram finalmente o famoso manjerico! Ouviram também o poema que este trazia e depois quiseram registar algo para colocar no seu manjerico. No restante tempo da manhã concretizaram brincadeira livre e depois ainda houve tempo para brincarem no recreio que agora tem um relvado novo! Logo haverá a conclusão de alguns trabalhos! Até logo! Tânia | |
6 Junho 2019 | Olá Pais! Esta manhã começámos a construção de Manjericos. Infelizmente não arranjámos a tempo um Manjerico real mas para a semana conto levar um para a sala para as crianças conhecerem o seu cheirinho característico. Conversámos também acerca das festas populares. No momento das atividades da manhã concretizámos a pintura de caixas de ovos para a elaboração dos manjericos. Depois concretizaram brincadeira livre na sala. À tarde vamos continuar a atividade da manhã com as crianças que foram à natação. Até logo! Tânia ○------>>> ENGLISH CLASS <<<-----○ 06.06.2019 - Board game (jogo de tabuleiro): Jelly elephants (jogo divertido para utilização semi-guiada da língua Inglesa). | |
5 Junho 2019 | Boa tarde! Ontem foi dia de passeio! As condições meteorológicas não podiam ter sido melhores. As crianças adoraram a experiência da visita e de conhecer as casinhas típicas portuguesas! Os piqueniques também marcaram o dia! É tão bom sentar na relva depois de tanto brincar! Já de volta ao autocarro dormiram a sesta merecida, felizes por um dia bem gozado😀 Hoje o nosso dia começou com a marcação das presenças. No tempo de atividades fizemos o registo do passeio ao Portugal dos Pequenitos. A par desta atividade houve também jogos de chão e jogos de mesa. À tarde vão participar na aula de educação motora. Até logo, Tânia | |
4 Junho 2019 | Olá a todos! Infelizmente houve necessidade de fechar a piscina onde as crianças concretizam as aulas de natação, pois foi necessária uma intervenção de manutenção. Por tanto, todos reunidos no tapete conversámos acerca do dia de amanhã e acerca de recomendações importantes para que o passeio decorra em segurança e de forma ordeira. Entretanto fomos ensaiar mais uma vez para o piso -1. De regresso à sala concretizaram brincadeira livre. Logo haverá modelagem com plasticina. Tânia ○------>>> ENGLISH CLASS <<<-----○ 04.06.2019 - Story: “Mr. Men in London” (Passeio em Londres); - Game: “Pass the ball” – mixed vocabulary review (passa a bola – jogo de revisão de vocabulário com produção livre). | |
3 Junho 2019 | Boa tarde Pais! Esta manhã as crianças partilharam as novidades do seu Dia da Criança. Depois, a pedido de muitos, e já com os planos dos ensaios prontos, lá fomos para o palco do piso -1 ensaiar o nosso "espetáculo"! A seguir regressaram à sala para beber água e depois foram brincar para o "recreio dos escorregas". Logo à tarde, haverá aula de Música. Até amanhã! P.s. Já foi enviado por e-mail o vestuário que os Rouxinóis vão precisar para a construção dos fatos da Festa de Final de ano. Tânia | |
30 Maio 2019 | Olá Pais! A pedido do grupo ouvimos mais uma vez a lenda da Serra da Estrela. Que bom que os nossos Rouxinóis gostaram da proposta da dramatização desta história! Até já sabem as letras das músicas =D No restante tempo da manhã concretizaram brincadeira livre na sala e terminámos o nosso mural de comemoração do dia da criança. Mais tarde brincaram também no recreio da sala. Logo à tarde haverá aula de educação motora. Até logo! Tânia ○------>>> ENGLISH CLASS <<<-----○ 30.05.2019 - Board game (jogo de tabuleiro): Jelly elephants (jogo divertido para utilização semi-guiada da língua Inglesa). | |
29 Maio 2019 | Boa tarde! Esta manhã iniciámos a dramatização da Lenda da Serra da Estrela. Observámos os Rouxinóis muito dedicados e satisfeitos com o seu papel. A seguir iniciaram a brincadeira livre nas áreas da sala. À tarde haverá partilha de cerejas trazidas por um Rouxinol =) Até logo! Tânia | |
28 Maio 2019 | Boa tarde Pais! A manhã começou com a partilha de histórias trazidas pelas crianças. A seguir marcaram as presenças e comeram o reforço da manhã. No tempo de atividades continuaram as composições nos seus balões de papel. Fizemos também uma sessão fotográfica para complementar o mural que vamos construir com os balões, para a comemoração do Dia da Criança. Após o almoço, já na hora da sesta, ouviram o suporte áudio da Lenda da Serra da Estrela. Logo à tarde, vamos concluir as atividades iniciadas esta manhã. Até logo! Tânia ○------>>> ENGLISH CLASS <<<-----○ 28.05.2019 - Game: “Guess the animal” (mímica com produção guiada de vocabulário); - Game: “Pass the ball” – mixed vocabulary review (passa a bola – jogo de revisão de vocabulário com produção livre). | |
27 Maio 2019 | Olá a todos! Hoje regressei de férias e foram muitas as novidades que os Rouxinóis quiseram partilhar! Após uma longa conversa e depois de atualizarmos os Mapas da Sala, conversámos acerca da próxima comemoração, o Dia da Criança. Propus então a construção de balões para a comemoração. Iniciaram então a composição num papel em forma de balão, com desenhos e colagens. Durante a manhã ainda concretizaram brincadeira livre. À tarde vamos continuar a atividade iniciada esta manhã. Vão participar também na aula de música. Até amanhã! Tânia | |
23 Maio 2019 | Boa tarde Pais! Hoje os Rouxinóis começaram o dia a ouvir uma história que uma amiga trouxe, de seguida acabaram uns trabalhinhos que estavam ainda por fazer. De tarde cantamos os parabéns a uma amiga e o resto da tarde tivemos a ginástica e inglês. Acabamos o nosso dia com brincadeira livre. Até amanhã Beijinhos Jú ○------>>> ENGLISH CLASS <<<-----○ 23.05.2019 Story: “I don’t want to wear that” (Não quero vestir essa roupa); Game: The human body (o corpo humano) – jogo divertido de ligação som-imagem. | |
21 Maio 2019 | Olá pais! hoje iniciamos o nosso dia a marcar as presenças, de seguida fizemos uma ficha do manual. De tarde aproveitamos um bocadinho o nosso recreio e os meninos da natação acabaram a ficha do manual que os colegas fizeram de manhã. Até amanhã Beijinhos Jú ○------>>> ENGLISH CLASS <<<-----○ 21.05.2019 Story: “Farley goes to the doctor” (O Francisco vai ao médico); Vocabulary: The human body (o corpo humano); Game: The human body (o corpo humano) – jogo rápido de indentificação/reconhecimento de vocabulário. | |
20 Maio 2019 | Boa tarde Pais. Hoje de manhã foi dia de teatro na nossa escola. À tarde no recreio fizemos o jogo do macaquinho do chinês e de seguida tivemos a aula de música. O nosso dia acabou com brincadeira livre na sala. Até amanhã Beijinhos Jú | |
17 de Maio 2019 | Olá Pais! Hoje acompanhei mais uma vez as crianças na natação. Na sala o restante grupo iniciou com a colega Jú mais uma ficha no manual, desta vez de contagem e identificação do número 5. Muitas crianças pedem para voltarmos a contar a lenda da Serra da Estrela! Que bom que os nossos Rouxinóis gostaram da Lenda que escolhemos para apresentarem na Festa de Final de Ano! À tarde, vão participar na aula de Educação Motora, haverá brincadeira no recreio e vamos ler novamente a lenda de que tanto falam. Até dia 27. Tal como já vos tinha informado no último registo, estarei de férias na próxima semana. Bom fim-de-semana! Tânia | |
16 de Maio 2019 | Boa tarde a todos! Esta manhã os Rouxinóis, reunidos no tapete, ouviram uma nova história "A lenda da Serra da Estrela". Comecei por questioná-los se conheciam a Serra da Estrela, e após algumas partilhas de vivências expliquei ao grupo o que era uma lenda e que a história explicava a origem do nome da Serra. A história foi apresentada com suporte áudio. No fim foi feito um resumo do livro e a discussão de todo o enredo para avaliar a compreensão da história. Depois foi divulgado que, na Festa de Final de Ano, o grupo vai apresentar aos Pais esta mesma Lenda. Todos ficaram entusiasmados clamando as personagens que queriam representar! A seguir houve brincadeira livre e a conclusão de algumas atividades em atraso. À tarde vão participar na aula de Educação Motora! Até logo, Tânia P.S. ATENÇÃO PAIS Informo que na próxima semana estarei ausente de férias. ○------>>> ENGLISH CLASS <<<-----○ 16.05.2019 Story: “Camila misbehaves” (A Camila porta-se mal); Group assessment: avaliação de grupo (produção semi-guiada de vocabulário). | |
15 de Maio 2019 | Olá a todos! Esta manhã os Rouxinóis concretizaram uma atividade de associação de imagens no manual, desta vez para relacionar os objetos de mobiliário às várias divisões da casa. Mais tarde, uma vez que já abordámos os alimentos saudáveis e os que não são saudáveis, fomos à nossa horta onde contactaram com um legume muito importante na nossa alimentação, a alface. Apanhámos então umas folhas de alface para a salada do almoço de amanhã. Alguns diziam, "Eu não gosto de alface!", ao que respondíamos "Podem não gostar tanto mas devem comer sempre um bocadinho! A alface e os outros legumes são muito importantes para o nosso corpo ser saudável." Colhidas as folhas, um pequeno grupo ficou depois encarregue de lavá-las. Após alguma brincadeira no recreio, beberam água e fizeram a higiene para almoçar. A tarde vai ser de festa! Um Rouxinol comemora hoje o seu aniversário e o lanche será especial! A seguir haverá mais brincadeira no recreio. Até amanhã! Tânia | |
14 de Maio 2019 | Boa tarde Pais! Esta manhã acompanhei mais uma vez o grupo da natação. Na sala a colega Jú trabalhou com o grupo a identificação dos números de 1 a 4 e a respectiva associação às quantidades. Este trabalho foi inspirado no tema da ida ao dentista onde identificaram também num conjunto de dentes os que apresentavam cáries. Logo à tarde haverá brincadeira no recreio e a continuação dos trabalhos iniciados esta manhã! Até logo! Tânia ○------>>> ENGLISH CLASS <<<-----○ 14.05.2019 Mixed vocabulary production: group assessment (produção guiada em grupo de vocabulário – ponto da situação / areas a trabalhar) – CONTINUAÇÃO; Story: “The real Floppy” (o verdadeiro Floppy). | |
13 de Maio 2019 | Olá Pais! Esta manhã, reunidos no tapete, partilharam as novidades do fim-de-semana. Atualizaram os mapas da sala e depois foram brincar para o recreio da sala. Entretanto fomos chamando pequenos grupos para identificarem e recortarem (em folhetos) alimentos que não prejudicam os dentes e alimentos que fazem mal aos dentes. Outro grupo foi chamado para criar uma folha onde vamos representar dois conjuntos de alimentos, associando-os ao dente saudável e ao dente com cárie. Após a brincadeira livre no recreio foram para a sala beber água. Logo à tarde, vão participar na aula de Música. Até logo! Tânia | |
10 de Maio 2019 | Boa tarde! Esta manhã acompanhei mais uma vez o grupo da natação. Na sala, a colega Jú deu continuidade à construção dos dentistas e à atividade de recorte das imagens que o pequeno grupo de Rouxinóis pesquisou na Internet (dos objetos observados no Dentista). Logo à tarde, haverá aula de Educação Motora e a continuação das atividades da manhã. Até logo, Tânia | |
09 de Maio 2019 | Olá Pais! Neste dia foi proposto a construção de dentistas, inspirados nos fatos que observaram na clínica, numa atividade de colagem. Durante o dia houve também tempo para brincadeira livre e à tarde a aula de Educação Motora. Ao fim do dia houve leitura de histórias e depois modelagem com plasticina. Tânia | |
08 de Maio 2019 | Olá! Esta manhã recordámos as aprendizagens que registámos após a visita ao "Dentista". Entretanto propus a construção de um mural para comunicar aos pais, aos adultos e às crianças do colégio, as descobertas feitas acerca deste projeto. Para tal fomos pesquisar no computador/internet algumas imagens dos objetos que ficaram a conhecer. Esta pesquisa foi efetuada com um pequeno grupo de três crianças, que para além da pesquisa, exploraram a utilização do teclado do computador, "escrevendo" na pesquisa as palavras pretendidas. Enquanto isto, o restante grupo reuniu-se à mesa para uma atividade de identificação de alimentos saudáveis e sinalização de alimentos apreciados por muitos mas prejudiciais à saúde (quando comidos em excesso). Esta atividade foi concretizada no manual do Pico-pico, com manipulação de autocolantes. No fim da manhã, foi apresentada a pesquisa do pequeno grupo, com imagens dos objetos associados à higiene oral. A seguir viram um episódio da porquinha Peppa, "O dentista". À tarde, houve tempo de recreio, e depois concretizaram o jogo de roda "O lencinho". Tânia |
Rua João de Deus, nº 48
Moinhos da Funcheira
2650-226 Amadora
Tel: 214 988 340
Fax: 214 988 347